8. Integração de Sistemas do contribuinte com o sistema NFS-e

  • 8.1- Onde posso obter suporte com relação à conectividade por lotes?

    Informações detalhadas sobre o processo de conectividade de sistemas do contribuinte com o sistema NFS-e de Caxias do Sul podem ser encontradas no Manual de Conectividade da NFS-e, disponível neste Portal em “Ajuda – Manuais e Formulários”.

  • 8.2- O programa da NFS-e permite a importação de arquivo de Notas Fiscais?

    Sim. A NFS-e possui um layout padrão de arquivo XML que pode ser gerado pelo sistema do contribuinte com as notas fiscais a serem processadas, e importado pelo sistema NFS-e do Município, que valida e converte os dados do arquivo recebido em NFS-e.

    Os detalhes do processo podem ser obtidos no Manual de Conectividade da NFS-e, emAjuda – Manuais e Formulários”.

  • 8.3- Existe um programa específico para transmissão dos arquivos?

    Não há um programa específico para transmissão dos lotes de NFS-e. Os arquivos gerados pelo contribuinte nos padrões XML estabelecidos poderão ser transmitidos através do menu “NFS-e - Lotes“.

    Veja orientações sobre a transmissão, crítica e retorno de erros de lotes processados em “Ajuda – Conectividade de Sistemas“.

  • 8.4 - Qual é o limite de dados que pode ser enviado em um lote de NFS-e?

    A quantidade máxima de NFS-e suportadas por lote é 100.

  • 8.5- É possível realizar a entrega de um lote de NFS-e com apenas 1(uma) nota fiscal em seu conteúdo?

     Sim, é possível.

  • 8.6- Qual o número máximo do campo de itens de serviço de uma NFS-e?

    É possível enviar até 999 itens de serviço em uma mesma NFS-e.

  • 8.7- Quanto tempo demora o processamento de um lote?

    Não existe um tempo fixo, pois depende da quantidade de notas que há no lote e da fila de processamento. Atualmente a média de tempo de retorno está abaixo de 30 segundos.

  • 8.8- É possível a integração autônoma do sistema de faturamento do contribuinte com o sistema da NFS-e?

    Sim, esta comunicação é possível mediante o uso da tecnologia de Serviços Web, eliminando a necessidade de submissão manual dos lotes através do menu do sistema.
    Neste caso, o sistema de emissão de notas fiscais de serviços do prestador comunica-se de forma automática com o Sistema NFS-e da Prefeitura.

    Os detalhes do processo podem ser obtidos  em ”Ajuda- Conectividade de Sistemas“.

  • 8.9 Qual a tag a ser assinada em um lote de NFS-e a ser submetido?

    Deve ser realizada a assinatura da tag raiz <envioLote>.

  • 8.10- Como identifico a situação do processamento do lote?

    Ao transmitir um lote de NFS-e o sistema da Prefeitura retornará um código de protocolo que pode ser utilizado posteriormente para consultar o status do lote via serviço web, através do método obterCriticaLote. Com isso, recomendamos que você consulte o status do lote antes de obter os dados do lote.

  • 8.11- Após a transmissão do arquivo xml será gerada alguma informação com as descrições dos resultados?

    Sim. Quando o contribuinte envia diretamente o lote transmitindo o arquivo pelo menu do sistema, as informações detalhadas sobre erros e sucessos estarão disponíveis na crítica do lote, após o seu processamento, na mesma página(tela) do sistema.

    No caso do envio de um arquivo feito através dos serviços web, o usuário recebe um retorno único para cada método do serviço web. Os retornos estão descritos, detalhados e exemplificados no Manual de Conectividade da NFS-e.

  • 8.12- Após a transmissão sem erros do arquivo será disponibilizado algum retorno?

    Sim, é possível consultar o retorno do processamento dos lotes de duas formas:

    - mediante consulta via sistema NFSe na web, no menu “NFS-e – Lotes“, onde podem ser verificados os lotes aceitos pelo sistema. O usuário poderá abrir as descrições do processamento do lote clicando no seu número do protocolo;

    - também é possível consultar a crítica do lote processado via serviço web. Neste caso, o usuário deve passar um arquivo xml assinado contendo a requisição do lote no formato adequado. O formato desse serviço web está exemplificado e detalhado no Manual de Conectividade, assim como todos os códigos de erros que podem ocorrer no processamento de um lote.

  • 8.13- O que fazer em caso de erro no arquivo de transmissão das NFS-e?

    Nestes casos, o usuário deverá  verificar na crítica do lote a mensagem informando o motivo da rejeição, obter descrição do erro e proceder com a correção do arquivo, submetendo-o novamente ao sistema.

  • 8.14- Foi enviado um lote e estou obtendo a mensagem abaixo no retorno da crítica do lote, o que significa?

    1177 – O CNPJ do prestador não confere com o CNPJ do remetente do lote. Assinatura do lote inválida.

    Significa que o Certificado Digital usado na assinatura do lote não é o mesmo do remetente do lote. Ou seja, o remetente do lote, identificado pela tag <CNPJ> dentro de <envioLote>, deve ser o mesmo prestador de serviço identificado pela assinatura digital utilizada no lote.

  • 8.15- Como pode ser realizado o envio de lotes de NFS-e com tomadores de serviços que não são identificados?

    Pode ser utilizado CPF com valor zerado (tag <CPF>00000000000</CPF> dentro da tag <TomS>.

  • 8.16- Se uma nota é cancelada no site, tem como consultá-la via serviço Web?

    Sim, através do método consultarNotaFiscal, pode-se obter o status da NFS-e, ou então, utilizar o método obterNotaFiscal para adquirir os dados da NFS-e desejada.

  • 8.17- Como deve ser realizado o processo de cancelamento de uma NFS-e?

    Deverá ser enviado um lote com o código do motivo de cancelamento e a chave de acesso da NFS-e. Para maiores esclarecimentos consulte o Manual de Conectividade da NFS-e.

  • 8.18- Como realizar a exportação de NFS-e do sistema da prefeitura para importação em sistema próprio do prestador de serviços?

    No sistema NFS-e pode-se realizar o processo de exportação de notas fiscais eletrônicas no formato XML, utilizando o Serviço web obterLoteNotaFiscal, que possibilita ao usuário solicitar e receber os dados de uma NFS-e já enviada e processada e, assim, importá-la em seu sistema.

  • 8.19- Como configurar a URL do serviço da NFS-e?

    Antes de fazer chamada a qualquer serviço web, orientamos que configure o endereço do serviço Web a ser utilizado. Deve-se tomar cuidado para não apontar um endereço inválido de serviço web. Para mais informações sobre esses endereços consulte o Manual de Conectividade da NFS-e, na seção de Ambientes de Homologação e de Produção.

  • 8.20 - Como proceder se não tenho os campos que são definidos como obrigatórios?

    No Manual de Conectividade da NFS-e estão indicados alguns tipos de informação que devem ser utilizadas caso não possua o conteúdo de um campo obrigatório. Porém, é recomendado que seja providenciado um processo para que seu sistema  de emissão de notas fiscais atualize estas informações tidas como obrigatórias na NFS-e e sempre que possível passe a inclui-las nas notas.

 

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