Manual do Contribuinte da NFS-e e da DMST-e - verão 4.0
Manual de Orientação da NFS-e e da DMST-e, com extenso conteúdo para auxiliar o uso do sistema pelos usuários contribuintes, prestadores e tomadores de serviços.
Manual de Conectividade da NFS-e - versão 4.0
As empresas prestadoras de serviços poderão integrar seus próprios sistemas de gerenciamento de Nota Fiscal com o sistema de Nota Fiscal de Serviços eletrônica do Município, automatizando assim o processo de emissão, consulta e cancelamento de suas notas fiscais. Este manual apresenta as especificações e critérios técnicos necessários para esta integração, viabilizada através do uso dos serviços web disponibilizados às empresas interessadas, prestadoras de serviços.
Manual do Contribuinte para DMST-e –
versão 4.0
Manual de Conectividade da
DMST-e – versão 4.0
No que se refere ao cumprimento da obrigação acessória de efetuar a Declaração Mensal de Serviços Tomados, as empresas poderão integrar seus próprios sistemas com o sistema de DMS-e do Município, automatizando assim o processo de declaração. Este manual apresenta as especificações e critérios técnicos necessários para esta integração, viabilizada através do uso dos serviços web disponibilizados às empresas interessadas, tomadoras de serviços.
Manual de Orientação do Aplicativo Mobile - versão 4.0
Manual de Orientação no uso do aplicativo Mobile da NFS-e , com conteúdo para auxiliar o uso do sistema pelos usuários prestadores de serviços.
Manual de Orientação do Sublimite do Simples Nacional - versão 4.0
Este documento descreve os procedimentos a serem adotados pelos emitentes de NFSe em Caxias do Sul, que são optantes do Simples Nacional e se enquadram nos critérios do sublimite determinados pela Lei Complementar nº 123/2006 alterada pela Lei Complementar nº 155/2016.
Manual
de Orientação de Serviços para Hotelaria
Manual de Orientação com conteúdo para auxiliar o uso do sistema pelos usuários
Passo a Passo par alteração/atualização de e-mail
Este documento descreve os procedimentos para efetuar a alteração/atualização do e-mail no cadastro.
Programa Validador de Lotes e suas instruções de uso
O programa validador de Lotes pode ser utilizado pelos contribuintes que geram os lotes de NFS-e através de seus sistemas próprios, para validar a adequação dos arquivos e seu conteúdo aos leioutes definidos no Manual de Conectividade, antes de efetuar a transmissão dos arquivos XML de NFS-e no menu do sistema NFS-e.
Schema NFS-e (XML Schema Definition)
Schema DMST-e (XML Schema Definition)
Lista
de Atividades (CSV com a lista de todas as Atividades autorizadas
no Município)
Um Schema XML define o conteúdo de uma mensagem XML, descrevendo os seus atributos, seus elementos e a sua organização, além de estabelecer regras de preenchimento e obrigatoriedade dos seus elementos. A validação da estrutura da mensagem XML é realizada por um analisador sintático (parser), que verifica se a mensagem XML atende às definições e regras de seu Schema XML. Qualquer erro de validação impede o processamento do pedido de serviço.