10. Sistema NFS-e Mobile

  • 10.1- O que é Sistema NFS-e Mobile?

    É um sistema que permite a emissão de documentos fiscais de serviços eletrônicos (NFS-e e CFS-e) a partir de dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou assemelhados, mediante app disponível para download nas lojas de aplicativos.

  • 10.2 - Existem requisitos técnicos mínimos para acessar o sistema mobile? Onde encontro o aplicativo (app) para download?

    Para acessar o sistema mobile, é necessário um dispositivo com sistema operacional Android ou IOS. Os apps para download podem ser encontrados nas respectivas lojas de aplicativos, “Play Store” ou “App Store”, com o nome de “NFS-e Infisc”.

  • 10.3 - Como eu faço login no aplicativo?

    Ao abrir o aplicativo no seu aparelho pela primeira vez, o passo inicial será selecionar o município ao qual sua inscrição está vinculada, no caso Caxias do Sul. Efetuado esse procedimento, basta selecionar a opção “Acessar” e preencher os campos login e senha com os mesmos dados utilizados para acesso ao sistema NFS-e na internet. Não é necessário cadastrar nova senha para esse ambiente.

  • 10.4 - Como eu emito meus documentos fiscais pelo aplicativo?

    Estando devidamente logado no sistema, basta acessar a opção “Emitir NFS-e” e preencher os dados necessários, da mesma forma que você faria se estivesse emitindo através do sistema NFS-e na internet. Caso você esteja autorizado a emitir cupom fiscal, estará disponível também a opção “Emitir CFS-e”.

  • 10.5 - Posso emitir documento fiscal pelo sistema mobile estando sem conexão à internet?

    Sim. Após preencher todos os dados do documento fiscal, o mesmo ficará pendente de validação até a conexão à internet ser reestabelecida, momento no qual o documento será sincronizado automaticamente e emitido.

  • 10.6 - Após ter emitido um documento pelo aplicativo, como envio ele para o tomador?

    Ao concluir a emissão de um documento via sistema mobile, é possível compartilhar o mesmo com o tomador via aplicativos de comunicação instalados no seu aparelho, como e-mail, SMS, Whatsapp, entre outros. Também é possível imprimir o documento através de impressoras térmicas bluetooth pareadas com seu dispositivo.

  • 10.7 - A numeração dos documentos fiscais emitidos no sistema mobile segue a mesma das notas emitidas via sistema NFS-e na internet ou via arquivo?

    Não. Cada aparelho utilizado para emissão de documentos via sistema móvel receberá uma série diversa e iniciará a numeração em “1″.

  • 10.8 - Posso fazer o encerramento do mês, entregar declarações e emitir guias de arrecadação pelo aplicativo?

    Não. Nesse momento, o sistema apenas emite documentos fiscais. O gerenciamento das demais obrigações tributárias deve continuar sendo feito pelo sistema da NFS-e na internet.

<<Início                           < Voltar                            > Próximo